7 de janeiro de 2011

Velocidade do passo e mortalidade


Idosos lentificados, em geral, são idosos mais frágeis que os indivíduos que vão-e-vem sem dificuldades. Isso é até um pouco intuitivo. Temos uma visão totalmente diferente de um idoso ágil, que bate-perna na rua, que paga suas contas, que trabalha, daquele outro que anda a passos curtos, lentos, encurvado e que fica a maior parte do tempo em casa.
O que é intuitivo é também comprovado.
GÅR TUR DAGLIG: I hagen på eldresenteret går Carl Falck tur hver dag. Foto:Thomas Skaug/DagbladetUma recente metanálise (estudo que analisa diversos estudos de uma só vez) acaba de demonstrar que a velocidade de caminhada de um idoso é direitamente proporcional à sobrevida. Analisando 9 estudos que englobavam no total mais de 34 mil pessoas com média de idade de 73,5 anos, residentes em suas casas, foi observado que em cinco anos de acompanhamento e depois em dez anos, a velocidade de caminhada é associada com a sobrevivência.
Esse estudo não significa que devemos "acelerar" os idosos. Significa que a velocidade de caminhada do idoso é mais um parâmetro para nós, geriatras, na avaliação global do estado de saúde do idoso.
É sabido que a velocidade da caminhada é associada indiretamente com risco de quedas e outros problemas. O estudo atual apenas comprovou que a velocidade tem a ver com sobrevivência, tempo de vida.
Mais um motivo para estimularmos o fortalecimento muscular e a prática de atividades físicas, essenciais para melhorar o desempenho em tantos aspectos da saúde.

Artigo médico: JAMA. 2011;305:50-58, 93-94.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seu comentário será avaliado antes da publicação.
Obrigada!