2 de maio de 2011

Um texto para refletir - Rubem Alves

Esse texto estava recolhido esses dias no blog de uma amiga: (http://supremamaegaia.blogspot.com/2011_04_24_archive.html#3599455056169133929)


Sobre a Velhice

Por oposição aos gerontologistas, que analisam a velhice como um processo biológico, eu estou interessado na velhice como um acontecimento estético. A velhice tem a sua beleza, que é a beleza do crepúsculo. A juventude eterna, que é o padrão estético dominante em nossa sociedade, pertence à estética das manhãs. As manhãs têm uma beleza unica que lhes é própria. Mas o crepúsculo tem um outro tipo de beleza, totalmente diferente da beleza das manhãs. A beleza do crepúsculo é tranquila, silenciosa - talvez solitária.
No crepúsculo, tomamos consciência do tempo. Nas manhãs, o céu é como um mar azul, imóvel. Nos crepúsculos, as cores se põem em movimento: o azul vira verde, o verde vira amarelo, o amarelo vira abóbora, o abóbora vira vermelho, o vermelho vira roxo - tudo rapidamente. Ao sentir a passagem do tempo, nós percebemos que é preciso viver o momento intensamente. "Tempus fugit" - o tempo foge -, portanto, "carpe diem" - colha o dia. No crepúsculo, sabemos que a noite está chegando. Na velhice, sabemos que a morte está chegando. E isso nos torna mais sábios e nos faz degustar cada momento como uma alegria unica. Quem sabe que está vivendo a despedida olha para a vida com olhos mais ternos . . .

(Rubem Alves)

3 comentários:

  1. a geriatria e uma área espetacular cuidada de si mesmo num futuro próximo.

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia este texto do Rubem Alves...Mais um de sua autoria que me encantou...Muito bom o apoio do blog e parabéns à Dra Luciana pela visão que fundamenta a sua prática da medicina... Tenho 72 anos ... vou começar a me tratar com um geriatra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo apoio! Vamos em frente que muitas coisas boas ainda estão por vir! Abraços.

      Excluir

Seu comentário será avaliado antes da publicação.
Obrigada!