12 de abril de 2011

Gripe, resfriado e vacina


Todo ano é comum ouvirmos comentários semelhantes em relação à vacina da gripe comum: "é só tomar, para ficar gripado", "se tomo fico doente, se não tomo, não fico", “conheço várias pessoas que ficaram doentes depois que tomaram a vacina”, etc.
Para resolver essas dúvidas que são freqüentemente levantadas por nossos pacientes, vamos considerar alguns pontos:
1) a vacina é contra o vírus da influenza, causador da gripe.
2) gripe é diferente de resfriado. Este último pode ser causado por diversos vírus: adenovirus, parainfluenza, arbovirus, rinovirus e muitos outros.
3) na maioria das vezes em que temos dor de garganta, escorrimento e obstrução nasal, pouco de dor de cabeça com ou sem febre, estamos, na verdade, com resfriado e não gripe.
A gripe em geral dura muitos dias, cerca de dez, a pessoa fica arrebentada, tem dor no corpo, febre em geral alta, calafrios, dor de cabeça, além dos sintomas respiratórios (nariz entupido, catarro, tosse, dor de garganta, bronquite etc).
Ou seja, a infecção é mais complicada que o resfriado e, para os extremos de idade (crianças e idosos), a gripe pode complicar facilmente para infecções bacterianas mais graves (por exemplo, pneumonia). Por isso a vacina é tão importante, ela diminui, comprovadamente, as complicações e a mortalidade, especialmente em casos de indivíduos com algum tipo de fragilidade de saúde.
4) em relação aos que dizem que ficam doentes depois de tomar a vacina, isso se deve porque, em geral, as campanhas de vacinação ocorrem num período do ano em que já há muita disseminação dos resfriados (causados por tantos vírus diferentes). Por isso é tão comum ficar doente após a vacina. Na verdade, não é a vacina que causa a infecção, que não é gripe mas, sim, mais um resfriado!

Idosos: vacinem-se!
Campanha de vacinação contra a gripe começa dia 22 em Cambé


3 comentários:

  1. Olá Dra. Luciana, conheci o seu blog através do blog da Silvia Mask e adorei tudo o que aqui partilha e tão util que é nos dias de hoje.
    Eu tenho o curso de Geriatria que tirei durante um ano e que abrangeu diversas temáticas, saúde, alimentação, psicologia do idoso e muitas outras e desde aí que aprendi a valorizar essa valência e pricipalmente a importância de nós mesmos nos tornarmos idosos mais saudáveis no futuro. Daí ter criado também um blog : http://idosodofuturo.blogspot.com/
    me visite e deia a sua opinião ía ficar bem grata e orgulhosa, obrigado,

    beijos e tudo de bom para este projecto que já estou seguindo!!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Dra. Luciana!
    Vi hoje sua entrevista no blog da amiga Silvia Masc e fiquei super interessada em seus ensinamentos e dicas.
    Já estou seguindo-a e colhendo informações importantes para mim e minha família.
    Obrigada.
    bjs cariocas

    ResponderExcluir
  3. Beth e Paula,
    agradeço muito os comentários e o estímulo!
    Espero trazer mais informações interessantes.
    Bjos.

    ResponderExcluir

Seu comentário será avaliado antes da publicação.
Obrigada!