15 de dezembro de 2010

Problemas comuns do sono

Embora os idosos de um modo geral tenham menor necessidade de horas de sono, conforme já comentado, fica clara a importância de dormir bem em qualquer idade. Muita gente dorme mal e pensa que isso “é assim mesmo”, que são “problemas da idade” e por isso não procuram ajuda.
Dentre os problemas de sono mais comuns que afetam os idosos, citamos os mais freqüentes:

Insônia: é a dificuldade de iniciar ou manter o sono. Pode ser do tipo “inicial” (problema maior no começo da noite), “intermediária” se há dificuldade em manter o sono (p problema é maior pela madrugada) e “final” se o indivíduo desperta cedo demais (problema ao amanhecer). A insônia é considerada crônica se já existe há mais de 3 semanas.
Síndrome da apnéia obstrutiva do sono: é caracterizada por freqüentes “paradas respiratórias” por mais de dez segundos durante o sono, causadas pela obstrução ao fluxo de ar pelas vias áreas. Em geral, a síndrome está acompanhada pelos roncos que são os sons vibratórios que ocorrem à passagem do ar nessas vias parcialmente fechadas.
Síndrome das pernas inquietas: é um distúrbio caracterizado por sensações desagradáveis (dor, incômodo, “puxões”, “picadas”, queimação...) que levam a movimentos involuntários freqüentes das pernas quando se deita ou se está descansando, ao ponto de atrapalhar significativamente a qualidade do sono. Esses sintomas podem ocorrer ainda em situações de repouso, no fim do dia, ao assistir à TV, por exemplo, ou em outras situações em que se tenta relaxar.

Um comentário:

  1. Olá Dra.! Minha avó está prestes a completar 90 anos e não se levanta mais sozinha, nem anda. Mas já estamos há mais de 3 meses tendo que levantar várias vezes a noite para colocá-la na cadeira de banho e levá-la ao banheiro para fazer xixi, ou então colocamos um balde embaixo. Eu, meu irmão e minha mãe nos ajudamos nos cuidados c/ minha vó, mas tem sido muito cansativo ter q nos levantarmos várias vezes a noite para fazer essa manobra e ainda acordar c/ disposição no dia seguinte... Ela não faz xixi na fralda de jeito nenhum! Todas as noites colocamos a fralda limpinha e seca, mas mesmo assim ela nos chama, insiste em não fazer na fralda. Por favor Dra. a Sra teria alguma dica para nós? Ah, lembrando que ela toma Rivotril todas as noites p/ dormir, pois só dorme tomando esse medicamento já há muitos anos. Muito obrigada pelo espaço! Se puder me ajudar serei muito grata!

    ResponderExcluir

Seu comentário será avaliado antes da publicação.
Obrigada!